Histórico da 22ª Brigada de Infantaria de Selva
Conforme Diretriz Geral do Comandante do Exército (2011/2014) aliada com a Estratégia Nacional de Defesa (END) no tocante ao potencial de ampliação das capacidades da Força, em especial ressaltando o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (SISFRON), verificou-se que a única faixa de fronteira que não era guarnecida por uma Brigada encontrava-se no estado do Amapá e Pará. Tal situação dificultava as relações bilaterais com o Suriname e Guiana Francesa, que sempre eram conduzidas pelo Comando Militar de Área, em virtude do nível estratégico exigir que as ações sejam planejadas e desencadeadas por oficial general. Ainda, no que se refere às operações conjuntas, doutrinariamente, não caberia a um batalhão assumir o controle e planejamento dessas atividades nessa nobre e importante região do extremo norte do país. Assim, após estudos e discussões a respeito do assunto no Estado-Maior do Exército e conforme constante no Plano Estratégico do Exército (PEEx 2015-2018), estabeleceu as prioridades e os objetivos estratégicos voltados para a faixa de fronteira. Em cima disso, houve uma reestruturação da Força Terrestre na qual definiu-se que seria implantada uma Brigada de Infantaria de Selva na região da Foz do Rio Amazonas, chamada “Brigada Foz do Amazonas”.
- Em 13 de maio de 2014, foi aprovada a Portaria nº 093 do Estado-Maior do Exército, onde consta a Diretriz para implantação de um Comando de Brigada de Infantaria de Selva no município de Macapá-AP.
- Em 28 de agosto de 2014, na presença de autoridades civis, militares, eclesiásticas e em cumprimento ao planejamento estratégico do Exército é lançado a “Pedra Fundamental” da obra de construção da “Brigada Foz do Amazonas” evento conduzido pelo Comandante Militar do Norte. Assim, com este ato, o Exército Brasileiro reiterou a importância estratégica da Amazônia Oriental.
- Em 05 de setembro de 2017, o Comandante do Exército pela Portaria nº 1182, cria e ativa o Núcleo do Comando da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, com sede em Macapá-AP e subordinada ao Comando Militar do Norte.
- Em 06 de outubro de 2017, a Diretoria de Controle de Efetivos e Movimentações (DCEM) no aditamento 1B ao Boletim nº 114 do Departamento Geral de Pessoal, nomeia o primeiro Chefe do Estado-Maior do Comando da 22ª Brigada de Infantaria de Selva.
- Em 29 de novembro de 2017, o Presidente da República, através do Decreto Presidencial nº 9.211, no uso de suas atribuições conferidas pelo art 84, caput, inciso VIII, alínea a, da Constituição Federal, decreta no art 1º que fica criada na estrutura do Comando do Exército e subordinada ao Comando Militar do Norte, com sede no município de Macapá-AP, a 22ª Brigada de Infantaria de Selva. Ainda também se estabelece no art 2º que a 22ª Brigada de Infantaria de Selva será comandada por um oficial general da ativa.
- Em 15 de dezembro de 2017, no Diário Oficial da União nº 241 de 18 Dez 17, o Presidente da República nomeia o primeiro comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva. Tal ato também foi registrado no Boletim do Exército nº 52, de 29 de dezembro de 2017.
- A partir de 03 de janeiro de 2018, os primeiros integrantes da 22ª Brigada de Infantaria de Selva apresentaram-se na guarnição de Macapá-AP para darem início aos preparativos para inauguração desta Grande Unidade no extremo norte do país.
- Em 19 de janeiro de 2018, o Comandante Militar do Norte altera a sua estrutura organizacional, excluindo os batalhões anteriormente subordinados diretamente ao Comando Militar de Área e os incluiu na estrutura organizacional da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, dessa forma, esta Grande Unidade passou a ter na sua composição o 2º Batalhão de Infantaria de Selva, sediado em Belém-PA, o 24º Batalhão de Infantaria de Selva, sediado em São Luís-MA, o Comando de Fronteira Amapá/ 34º Batalhão de Infantaria de Selva e a Companhia de Comando da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, ambos com sede em Macapá-AP. Outras organizações militares ainda comporão a estrutura organizacional da Brigada, conforme o faseamento das obras de construção e implantação constante na portaria nº 093 do EME e previsto para conclusão em 2022.
- Em 26 de janeiro de 2018, é realizada a cerimônia oficial de ativação e assunção de comando da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, cujo efetivo inicial de “Pioneiros” foi de 32 militares, sendo 16 oficiais do Comando da Brigada, 02 oficiais e 14 subtenentes e sargentos da Companhia de Comando da Brigada, todos oriundos das diversas Organizações Militares do País e 20 cabos e soldados oriundos do CFAP/34º BIS. Neste mesmo período, as obras de implantação do Pavilhão de Comando, Bloco de PNR de Oficiais, Bloco de PNR de Subtenentes e Sargentos e Residência do Comandante da Brigada encontravam-se em fase de conclusão, todas situadas na região à retaguarda do Campo de Instrução do CFAP/34ºBIS.
- A Brigada reforçou o intercâmbio Militar com os países amigos, tais quais a Guiana, o Suriname e a Guiana Francesa, inclusive passando a coordenar as Reuniões Regionais de Intercâmbio Militar (RRIM).
- A "Brigada Foz do Amazonas" passa a coordenar uma melhor atuação militar na faixa de fronteira e integração das diversas agências governamentais nas operações.
Por fim, após ser implantada, a 22ª Brigada de Infantaria de Selva prossegue contribuindo com o desenvolvimento do estado do Amapá e cumprindo com sua nobre e honrada missão de defender as fronteiras e garantir a segurança da Amazônia Oriental.
Redes Sociais