IV Forum de Médicos de Fronteira
O auditório da 22ª Brigada de Infantaria de Selva (22ª Bda Inf Sl), foi palco do IV Fórum de Médicos de Fronteira, que aconteceu em Macapá (AP), no dia 20 de junho (terça-feira), organizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O encontro teve como foco discutir a assistência em saúde nessa região, especialmente entre os povos indígenas e ribeirinhos.
Entre os destaques, esteve a participação de representantes dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Ministério dos Povos Indígenas, Exército Brasileiro e Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP), e a presença da Deputada Federal Silvia Silvia Waiãpi.
“São localidades distantes dos centros urbanos e muitas vezes de difícil acesso. Nelas vivem uma população que também precisa ter acesso a diagnósticos e tratamentos. Por isso, a oferta de serviços públicos de qualidade tem sido um desafio”, alertou José Hiran Gallo, presidente do CFM.
Durante o evento, presidente do CFM, e a coordenadora da Comissão de Integração de Médicos de Fronteira, conselheira Dilza Teresinha Ribeiro, apresentaram aos participantes os principais problemas enfrentados pelos médicos nos 15,7 mil quilômetros de fronteiras, onde vivem aproximadamente 12 milhões de brasileiros.
O Comandante da Brigada Foz da Amazonas, General Vinicius, e a Chefe do Posto Médico da Guarnição de Macapá-AP, a Major Ellen, discorreram na palestra sobre a importância da “Mão Amiga” do Exército Brasileiro nos ACISOS, em prol da Sociedade Brasileira, em especial na área de fronteira.
Redes Sociais