Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > A 22ª Brigada de Infantaria de Selva realiza Jogos de Guerra para a Defesa da Foz do Amazonas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

A 22ª Brigada de Infantaria de Selva realiza Jogos de Guerra para a Defesa da Foz do Amazonas

  • Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2023, 17h57
  • Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2023, 17h57

  
    Macapá (AP) – No período de 11 a 18 de agosto, o Comando da 22ª Brigada de Infantaria de Selva (22ª Bda Inf Sl) e suas Organizações Militares diretamente subordinadas (OMDS), realizaram o Exercício de Simulação Construtiva - Jogos de Guerra, no contexto da 2ª Fase da Experimentação Doutrinária da “Força Terrestre na Defesa do Litoral”, com foco na Defesa da Foz do Amazonas.

   A atividade foi coordenada pelo Comando de Operações Terrestres (COTER) e o Comando Militar do Norte (CMN) e teve por objetivos verificar o planejamento e a condução de operações do Comando e Estado-Maior da 22ª Bda Inf Sl e do Comando e Estados- Maiores do 2º BIS, 24º BIS e 34º BIS, por intermédio de problemas militares simulados, com apoio do Simulador de Adestramento de Comando e Estado-Maior (SIMACEM) do Centro de Adestramento – Leste (CA-Leste), localizado na cidade do Rio de Janeiro – RJ.

   Na ocasião, o “Jogos de Guerra" foi realizado em duas fases. Na 1ª fase, de 7 a 11 de agosto, foram realizados os planejamentos nos níveis operacional e tático. Durante a 2ª fase, no período de 14 a 18 , foi realizada a Simulação Construtiva propriamente dita.

   “O termo “Jogos de Guerra” refere-se a um exercício tático envolvendo tropas e todo o material bélico de dotação, operando sistemas simulados, controlados por agentes reais, normalmente numa situação de comandos constituídos. A ênfase dessa modalidade é na interação entre agentes, divididos em forças oponentes que se enfrentam, reagindo a problemas militares apresentados sob o controle de uma direção de exercício. Seu emprego principal é no adestramento de comandantes e estados-maiores, no processo de tomada de decisão, e no funcionamento de postos de comando e de sistemas de comando e controle, utilizando o software do Sistema COMBATER.” Fonte: CMN.



registrado em:
Fim do conteúdo da página