Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Viaturas e tropa que participarão da Operação Calçoene chegam à Brigada Foz do Amazonas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Viaturas e tropa que participarão da Operação Calçoene chegam à Brigada Foz do Amazonas

  • Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2023, 19h49
  • Última atualização em Segunda, 18 de Setembro de 2023, 19h50

  
     Macapá (AP) – Nesta semana, a guarnição de Macapá está recebendo os meios logísticos e a tropa que será empregada na Operação Calçoene - o Exercício de Experimentação Doutrinária de Defesa do Litoral da Foz do Amazonas. A operação está sendo coordenada pelo Comando Militar do Norte (CMN) e contará com mais de 1.000 militares do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira de diversas partes do país.

    As tropas saíram, em sua maioria, do porto da capital paraense, por meio de balsas do Exército e embarcações contratadas trazendo dezenas de viaturas e equipamentos militares até o porto de Santana - AP. Entre os veículos, estão os utilizados pelo 11° Grupo de Artilharia Antiaérea do Exército (11º GAAAE), sediado em Brasília, do 6º Grupo de Mísseis e Foguetes (6⁰ GMF) e do Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes (CLog MslFgt), oriundos de Formosa, em Goiás, do 2º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica (2º BComGE) de Belém, do Comando de Operações Especiais (COpEsp), sediado em Goiânia – GO, além de tropas do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), com sede em São Luis – MA e do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), sediado em Belém – PA.

  As atividades logísticas estão sendo coordenadas pela 8ª Região Militar, Grande Comando Logístico e Administrativo do CMN e conta com o apoio do 8º Batalhão de Manutenção de Selva (8º B Mnt Sl), do 8º Batalhão de Suprimento de Selva (8º B Sup Sl) e do 8º Batalhão de Engenharia de Construção (8º BEC), sediado em Santarém.

    A mobilização para o exercício demonstra a prontidão logística e evidencia a operacionalidade e a integração das Forças Armadas do país.



registrado em:
Fim do conteúdo da página