Exercício militar no litoral do Amapá apresentou a interoperabilidade entre as Forças
Calçoene (AP) – Por se tratar de uma porta de entrada para a Amazônia, a Foz do Amazonas, litoral norte do país pelo estado do Amapá, é área estratégica para a política de segurança nacional e, consequentemente, para o Exército Brasileiro. Neste sentido, o Comando Militar do Norte realizou a Operação Calçoene, que consiste na prática de exercícios militares para adestramento da tropa.
Calçoene, município amapaense, foi escolhido para receber a atividade. Durante uma semana, cerca de 1000 militares se instalaram e movimentaram a cidade, com a circulação de mais de 70 viaturas operacionais, entre elas, dois Lançadores Múltiplos de Foguetes e, ainda a utilização de dois helicópteros do Destacamento de Aviação do Exército, que contribuíram para o exercício simulado de assalto aeromóvel.
Esta atividade foi coordenada pelo Centro de Operações Terrestres (COTER) e marcada pela interoperabilidade entre as Forças. Ministério da Defesa, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira e mais 25 Organizações Militares do Exército estiveram engajadas no desenvolvimento desta nova Experimentação Doutrinária.
Redes Sociais